09/01/2014 14h59 - Atualizado em 19/08/2015 11h07

Terminais do Transcol terão 200 câmeras de videomonitoramento.

Os dez terminais de integração do Transcol vão passar a contar com 200 câmeras de vídeo para monitorar a operação do sistema, em tempo real. O aviso de licitação para a contratação da empresa que prestará o serviço foi publicado nesta quinta-feira (09), no Diário Oficial do Estado. Além de monitorar a operação dos ônibus, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) vai buscar parcerias com o Ciodes e os centros de monitoramento das prefeituras da Grande Vitória para disponibilizar o sinal dos equipamentos e ajudar na segurança dos terminais.
Segundo o diretor presidente da Ceturb-GV, Léo Carlos Cruz, a disponibilização da tecnologia para prefeituras e o Ciodes vai ajudar na prevenção e elucidação de atos criminosos que possam ocorrer dentro dos terminais. “Para a Ceturb, as câmeras têm a função de auxiliar no controle da operação, como verificar se há aumento de fila em alguma linha e fazer a interferência necessária naquele momento, por exemplo. Mas, se interligarmos o sistema com as centrais de videomonitoramento já existentes, o equipamento vai auxiliar também no combate à violência”, explicou.
Outra característica do videomonitoramento dos terminais será a possibilidade de divulgar informes aos usuários por meio de um sistema de som nas plataformas. “Informações relevantes para o usuário serão repassadas também em tempo real”, acrescentou o diretor presidente da Ceturb.
Poderão ser instaladas cerca de 20 câmeras em cada terminal, dependendo do tamanho da unidade. “A quantidade em cada um dos terminais dependerá do tamanho e do fluxo de pessoas que passam por eles”, disse Cruz. A empresa vencedora da licitação deverá prestar o serviço de captura de imagens, disponibilização do equipamento, instalação, suporte e manutenção do sistema.
A licitação, que será realizada na modalidade “pregão eletrônico”, será conduzida pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e o edital está disponível no site www.compras.es.gov.br. O prazo para o recebimento das propostas será a partir das 9 horas do dia 13 de janeiro, até as 18 horas do dia 22 de janeiro. A data para a abertura das propostas será no dia 23 de janeiro, às 10 horas.