18/10/2013 08h03 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Setop faz reunião pública com moradores de Santo Antônio sobre a Quarta Ponte

Os moradores da região da Grande Santo Antônio puderam conhecer de perto o projeto funcional da Quarta Ponte e discutir o que a obra trará de benefícios para a região e a população do entorno. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (17), com a presença do Secretário de Estado dos Tranportes e Obras Públicas (Setop), Fábio Damasceno.

A reunião com cerca de 250 pessoas aconteceu a pedido da própria comunidade, que tirou dúvidas e deu sugestões sobre a ponte que ligará os municípios de Vitória e Cariacica. O secretário apresentou o projeto e mostrou a importância e necessidade da obra para a mobilidade urbana de toda a Grande Vitória. “Estamos trabalhando para garantir a mobilidade de maneira ampla, que atenderá o usuário com diferentes tipos de modais. Essa obra é uma nova via de tráfico, um novo eixo metropolitano, uma nova via expressa, não apenas uma ponte”, disse Damasceno.

Uma das maiores preocupações da população se referia às desapropriações, mas o secretário garantiu que ninguém sairá prejudicado, uma vez que se for preciso mesmo fazer a desapropriação, será pago o valor compatível com o do imóvel, de acordo com as pesquisas de mercado. Reforçando ainda que cada caso será avaliado e trabalhado individualmente.

O morador Miguel Sabarense pontuou a importância desse diálogo e a felicidade de ver autoridades tão próximas da população, ouvindo e debatendo seus anseios. “Eu fico alegre e muito agradecido com a presença do secretário aqui. Trazer o projeto e apresentar para a população no nosso bairro demonstra atenção e preocupação com a gente, sair dos gabinetes é muito importante”, declarou o morador.

O deputado Federal Lelo Coimbra, presente na reunião, parabenizou o trabalhou da secretaria e se mostrou otimista quanto à obra. “Com toda certeza essa ponte só trará benfeitorias e compensações para o bairro Santo Antônio. Estou à disposição para acompanhar de perto esse projeto”, falou.

O projeto

A Quarta Ponte faz parte dos investimentos que integram o Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), uma das principais ações do Governo do Estado, por meio da Setop. A ponte reduzirá o tempo de viagem entre as cidades, oferecendo mais segurança no trânsito e, ainda, irá valorizar a paisagem da baía de Vitória.

Serão duas faixas para o tráfego geral por sentido, duas faixas exclusivas para BRT e passeio suficiente para uma ciclovia e uma passarela de pedestres. É a primeira ponte multimodal do Espírito Santo e a mais ampla do Estado.

As obras irão contemplar a urbanização de todos os bairros do entorno, promovendo valorização, modernização e a humanização dos espaços.

A estimativa é que as obras, realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), tenham início no segundo semestre de 2014 e somem um investimento de, aproximadamente, R$ 600 milhões, valor garantido pelo Governo do Espírito Santo por meio de recursos do Tesouro Estadual.

Dalila Travaglia
Tel: 27 3636.9617/ 9697.6783