06/11/2013 12h07 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Secretário dos Transportes participa de debate sobre mobilidade

Governo Estadual, Prefeitura, estudiosos do trânsito e sociedade civil puderam debater e dialogar sobre mobilidade urbana na noite desta terça-feira (05). O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), Fábio Damasceno e outros profissionais da área de transporte discutiram o assunto em um evento que contou com a participação de 100 pessoas. O debate foi promovido pela Revista ES Brasil - Next Editoral.

Os caminhos e alternativas para melhorar o trânsito na Região Metropolitana da Grande Vitória foi o tema da vez. Além de Damasceno também participaram da mesa de debate o secretário municipal dos Transportes de Vitória, Max da Mata; a presidente do GVBus, Simone Chippe; o representante do Portal Mobilize, Marcos de Souza; e o coordenador do Núcleo Vitória INCT Observatório das Metrópoles, Pablo Lyra.

Fábio Damasceno apresentou e explicou o funcionamento do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), o maior programa, tanto de custo quanto de alcance operacional do Estado. São mais de 50 projetos envolvidos e investimento de R$ 3 bilhões, com obras viárias, melhorias para o transporte coletivo, implantação do BRT e de novos modais de transportes.

Um dos questionamentos feito ao secretário foi como ele avalia a multiciplinalidade do trânsito, uma vez que não é possível pensar no assunto avaliando apenas as vias. “O próprio PMM é multidisciplinar, trabalhamos com diversas frentes e diversos modais. O motorista, o pedestre, o ciclista, a praça, a calçada, tudo é pensado. Lembrando que não são apenas arquitetos e engenheiros que se envolvem nos nossos projetos, o meio ambiente e a sociologia também são braços na execução dos trabalhos”, disse ele, acrescentando que tudo tem foco na Lei de Mobilidade.

O secretário avaliou o evento como de fundamental importância, pois leva conhecimento aos participantes, além de valorizar e priorizar o envolvimento popular nas ações de Governo. “É fundamental promover esse tipo de diálogo com a comunidade. Ela precisa conhecer nossos projetos e participar. Discutir e propor caminhos para trazer mais mobilidade, conforto e bem-estar para o capixaba é a nossa função”, declarou.

Dalila Travaglia
Tel: 27 3636.9617/ 9697.6783