16/10/2013 15h02 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Secretário da Setop é eleito presidente regional do Sudeste em reunião do Conselho Nacional de Secretários de Transportes

Na manhã desta terça feira (15), foi realizada em Brasília a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans). O encontro reuniu secretários de transportes e infraestrutura do Brasil, com o intuito de buscar junto ao Governo Federal melhoria na infraestrutura nacional de transporte e logística. Na ocasião foi eleita a diretoria para o biênio 2013-2015. O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo (Setop), Fábio Damasceno, foi eleito o presidente regional do Sudeste.

Cada região do Brasil teve um presidente eleito. Para Damasceno é um prestígio representar o Sudeste, que compreende os estados do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Diante de quatro estados enormes, de nomes de peso, representar o Sudeste é uma grande honra. É uma forma de mostrar mais nosso Estado e consequentemente trazer mais investimentos pra cá”, disse o secretário.

Além de mais investimento em estradas vicinais e estaduais, o Consetrans definiu como prioridade a reformulação da incidência das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide); o PAC da Mobilidade; a construção e reforma dos aeroportos regionais; as obras executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); as concessões de rodovias e de ferrovias; obras em portos; a MP 82/2002, que transferiu rodovias para os estados; criação de bilhete único para o transporte coletivo metropolitano com a desoneração da tarifa; e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Todos esses temas serão tratados juntos com a comissão de mobilidade da Câmara e do Senado. “É um peso todos os estados juntos na busca de melhorias para a área. São 27 estados em conjunto cobrando mais recursos junto ao Governo Federal”, declarou Damasceno.

Nova Diretoria

A eleição da diretoria para o biênio 2013-2015 ficou definida da seguinte forma: o secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, no cargo de presidente do Consetrans e Valdir Cobalchini, secretário de Estado de Infraestrutura de Santa Catarina, no cargo de vice-presidente.

Os presidentes regionais eleitos foram: Fabio Damasceno, do Espírito Santo, pelo Sudeste; Waldivia Ferreira Alencar, do Amazonas, pela Região Norte; Isaltino Nascimento, do Pernambuco, pelo Nordeste; José Richa Filho, do Paraná, pela Região Sul; e Danilo Santos de Freitas, de Goiás, pelo Centro-Oeste.

Dalila Travaglia
Tel: 3636.9617 / 9697.6783