23/10/2013 14h38 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Projeto do BRT é apresentado para a população em audiência pública

Os capixabas puderam conhecer de perto o projeto dos corredores exclusivos para ônibus (BRT). A ideia surgiu como a solução mais adequada para desafogar o trânsito na Grande Vitória. Um grandioso e inovador sistema que promete dobrar a velocidade do transporte coletivo atual. Os detalhes sobre o BRT foram apresentados para cerca de 250 pessoas, pelo secretário dos Transportes e Obras Públicas (Setop), Fábio Damasceno nesta terça-feira (22), durante audiência pública.

Esse diálogo com a população representa o início do processo licitatório das obras. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o projeto, sugerir e tirar dúvidas sobre a obra. O evento foi realizado no Álvares Cabral. Durante a apresentação o secretário enfatizou as melhorias que serão feitas com a implantação do projeto e o motivo do sistema ter sido escolhido, uma vez que esses foram os principais questionamentos dos presentes.

“Escolhemos o sistema BRT, pois é o que mais se adequa a realidade da Grande Vitória, possui tecnologia barata, além de não necessitar de grandes adaptações. É o desempenho do metrô com a flexibilidade do ônibus”, disse o secretário, alertando ainda que o preço da passagem não sofrerá alteração.

O sistema é considerado quase duas vezes mais rápido que o atual, mais seguro, sustentável, moderno, acessível e competitivo. Consiste em um sistema de transporte inteligente, com os ônibus operando em corredores exclusivos junto ao canteiro central, onde estão localizadas as estações para embarque/desembarque de passageiros, cuja plataforma tem a altura do piso do ônibus, garantindo acessibilidade universal.

Para Damasceno o funcionamento do novo sistema de transporte público contribuirá em especial para a qualidade de vida do capixaba. “O sistema dobra a velocidade do Transcol e isso significa encurtar os caminhos e distâncias. As pessoas podem programar mais suas viagens, com previsão de horário de chegada e saída. Teremos otimização do número de ônibus, reduzirá a quantidade de veículos, pois trabalharemos com ônibus maiores, com maior capacidade. Os motores serão mais limpos, geram pelo menos 50 vezes menos poluentes que os ônibus atuais. Isso é qualidade de vida para o usuário”, declarou.

Para toda a Região da Grande Vitória será projetada a implantação dos primeiros 35 quilômetros de BRT. O sistema irá operar com veículos de alta capacidade, ar refrigerado e tecnologia limpa. A “inteligência” implantada no sistema irá garantir a pontualidade, a integração de serviços, por meio da bilhetagem eletrônica e a comunicação em tempo real com os usuários. Outra diretriz do projeto prevê a implantação de estacionamentos e bicicletários em locais estratégicos, promovendo a integração multimodal.

Dos diversos fatores positivos, a segurança também é apontada como uma delas. “Haverá melhor aproveitamento e requalificação do espaço urbano, cria-se mais lugares para circulação das pessoas e quem estiver nos pontos de ônibus, na verdade vão estar em uma plataforma protegida, abrigada, iluminada e monitorada 24 horas por dia”, lembrou Damasceno.

Em sua primeira etapa, o BRT percorrerá os eixos mais críticos e onde é mais expressivo o volume de passageiros no transporte coletivo. Está sendo projetado para transportar até 30 mil passageiros por hora por sentido, “metronizando” a operação dos ônibus e dobrando sua velocidade média operacional.

Com financiamento no BNDES, essa 1ª etapa do programa envolve investimento de mais de R$ 800 milhões, além dos recursos em desapropriações e remoções de interferências urbanas.

Assessoria de Comunicação da Setop
Dalila Travaglia