07/11/2013 15h28 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Novos Fóruns serão construídos no Interior do Espírito Santo

O Governo do Estado, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo e prefeituras do interior do Estado assinaram nesta quarta-feira (07) um convênio para a construção de oito Fóruns em municípios capixabas. O Instituto de Obras Públicas (Iopes) ficará responsável por elaborar os projetos e acompanhar a execução das obras.

A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta e contou com a presença do governador Renato Casagrande, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, do diretor-geral do Iopes, Luiz Cesar Maretto, de prefeitos dos municípios contemplados, secretários de Estado, deputados estaduais, entre outras autoridades.

O governador Renato Casagrande destacou a necessidade de se governar com parcerias. “Diante de tantas turbulências vividas pelo Espírito Santo desde 2011, foi preciso buscar parcerias para podermos governar com segurança. Foi buscando esse ambiente de parcerias que pudemos trabalhar para a população, oferecendo um atendimento de qualidade. A construção dos novos Fóruns é isso: uma parceria para oferecer melhor atendimento e serviços ao cidadão capixaba, aos juízes e advogados”, concluiu Casagrande.

O desembargador Pedro Valls Feu Rosa destacou que a parceria formalizada é histórica para o Espírito Santo. "Pela primeira vez, o Executivo e o Judiciário, em conjunto com os municípios, se unem para a construção de prédios que vão oferecer melhor acesso ao povo que procura a Justiça".

Os projetos padrões foram desenvolvidos pela Engenharia do TJES e possuem três tipos diferentes. Um, de 1.575 metros quadrados, para João Neiva, Fundão, Rio Novo do Sul, Anchieta e Bom Jesus do Norte; outro de 2.332 metros quadrados para Castelo e Mimoso do Sul; e o terceiro, com 3.335 metros quadrados para Alegre.

A prefeita de Mimoso do Sul, Flávia Novaes Leite ressaltou que o momento é de alegria e comemoração. "Sabemos da importância que a construção desses Fóruns possui para nossas regiões e ficamos todos muito felizes com esse primeiro passo que estamos dando aqui para que isso se concretize", comemorou.

O diretor-geral do Iopes afirmou que é com grande satisfação que o órgão recebe os projetos para a construção dos fóruns. "Vamos contribuir com os projetos complementares e acompanhando a execução das obras, adotando o mesmo padrão de qualidade que desenvolvemos as edificações para o executivo estadual”, finalizou.

Assessoria de Comunicação Iopes
Susana Kohler