16/12/2013 13h30 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Mais de 400 estudantes visitaram obras do Governo do ES em 2013

Iniciado no segundo semestre deste ano, o Projeto Obra Aberta recebeu mais de 400 estudantes em diversas obras de edificações sob a responsabilidade do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes). Dez instituições de ensino superior participaram do projeto com alunos de engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia de produção e de arquitetura.

O objetivo do ‘Obra Aberta’ é contribuir na formação de novos profissionais na área da construção civil, além de divulgar os empreendimentos em construção. Na avaliação do diretor do Iopes, Luiz Cesar Maretto, o projeto foi um sucesso entre o meio acadêmico. “Desde que começamos a divulgar o projeto, a procura tem sido muito grande. Até um grupo de fora do Estado se interessou em visitar nossas obras”, destaca Maretto.

As obras mais solicitadas para visitação foram o Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica e a construção do Complexo Cultural Cais das Artes, em Vitória. “São empreendimentos de grande porte e que realmente atraem mais a atenção e até mesmo a curiosidade por parte dos estudantes. Mas outras obras foram escolhidas por atenderem demandas específicas das disciplinas”, explica o diretor geral.

Ainda segundo o diretor geral, o projeto terá continuidade e será aperfeiçoado. “Ao final de cada visita, os estudantes fazem uma avaliação da atividade e nós utilizaremos essas informações para atender melhor as expectativas dos alunos e das instituições de ensino”, destacou.Projeto Obra Aberta

O Projeto Obra Aberta possui caráter exclusivamente pedagógico. Podem participar estudantes de nível superior ou técnico, desde que devidamente acompanhados por um professor responsável. Os alunos devem formar grupos de 15 a 20 pessoas e solicitar que um professor formalize a solicitação da visita, respeitando o cronograma previamente divulgado. Inicialmente, todas as obras para a visita estão na Região da Grande Vitória.

O primeiro passo para fazer o agendamento é acessar a lista de obras no site www.iopes.es.gov.br. Nessa lista o estudante ou professor interessado também encontrará as informações básicas sobre cada empreendimento e uma breve descrição sobre as etapas da obra que estão em desenvolvimento. Depois de escolher a obra, basta preencher uma ficha de inscrição que também está disponível no site e encaminhar o pedido para o e-mail: visita@iopes.es.gov.brAs visitas ocorrem uma vez por semana. O novo cronograma de visita será disponibilizado a partir de fevereiro de 2014.

Obras visitadas

- Reforma e Ampliação do Estádio Estadual Kleber Andrade
- Construção do Complexo Cultural Cais das Artes
- Construção da nova sede da Secretaria de Estado da Fazenda
- Reforma e ampliação do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Vitória.
- Unidade padrão do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo em Cariacica;

Instituições Participantes
Faculdade do Sul da Bahia – FASB, Teixeira de Freitas (BA)
Universidade Federal Fluminense – UFF, Rio de Janeiro (RJ)
Faculdades Integradas Espírito Santense – FAESA, Vitória (ES)