19/12/2013 12h46 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Licenciamento 2014: fique atento ao calendário de pagamento

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) publicou no Diário Oficial o calendário de vencimento do licenciamento e fiscalização do exercício de 2014. A divulgação vem cumprir a legislação de trânsito, que aponta que os veículos devem ter seus licenciamentos renovados anualmente.

O processo de renovação compreende o recolhimento dos impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário do veículo, conforme calendário.

É importante lembrar que a cobrança do licenciamento é diferente do IPVA, que deve ser pago sempre no primeiro semestre do ano. "Muitos motoristas pagam o IPVA em dia e acreditam que estão quites com suas obrigações. O licenciamento sempre é cobrado no segundo semestre. Caso o IPVA esteja em débito, o valor aparecerá junto ao licenciamento. Por isso, ainda existem pessoas que confundem as duas cobranças", esclareceu o diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes.

Como ler a tabela:

Para encontrar o dia em que você deve fazer o pagamento é preciso fazer uma leitura nos sentidos vertical e horizontal da tabela.

Procure a primeira vez que aparece o número de seu final de placa na tabela.

Exemplo:

Se o final da placa é 01, ela está na segunda coluna, na quarta linha da tabela. Achando o número da sua placa você precisa olhar na coluna vertical DIA para saber qual é o dia do pagamento. Em seguida, na primeira linha da coluna onde está a dezena final da placa, você acha o mês do pagamento.

Calendário de fiscalização do licenciamento - exercício 2014
Final do número da placa:
1 e 2 - a partir de 15 de agosto
3 e 4 - a partir de 15 de setembro