19/12/2013 12h27 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Iopes publica edital de licitação para construção do novo Fórum no Centro de Vitória

As mudanças no Centro de Vitória não param de ocorrer. Foi lançado nesta quarta-feira (18) o Edital de Licitação para a contratação da empresa que fará o projeto executivo de um Complexo na Região da Vila Rubim. No local que tem 50 mil m² será construído o novo Fórum de Vitória, o Terminal e a Estação do BRT, além de um estacionamento privativo.

O Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), autarquia vinculada a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), será responsável pelas obras que tem uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Tribunal de Justiça. O diretor geral em exercício do Iopes, Renato Lorencini, e o prefeito Luciano Rezende apresentaram a concepção do projeto para o presidente do Tribunal, o desembargador Pedro Valls Feu Rosa e demais desembargadores da casa na tarde desta quarta-feira.

O terreno para elaboração do projeto está situado em uma área delimitada pela Avenida Nair Azevedo Silva, Avenida Alexandre Buaiz e a Ponte Florentido Avidos. O programa de implantação prevê para o Fórum de Vitória a construção de 28 mil m² em uma ou duas torres, para todas as suas dependências, mais 20 mil metros m² para estacionamento.

O diretor geral em exercício do Iopes, Renato Lorencini, diz que a publicação do edital é fruto de um convênio entre Governo, município e justiça, cujo maior objetivo é otimizar o Centro de Vitória, dando mais funcionalidade e, acima de tudo, reurbanizando a região.

Para o transporte público da Grande Vitória, serão implantados um terminal para abrigar as linhas alimentadoras provenientes da região de Santo Antônio a Resistência e uma estação do BRT, incluindo todo o sistema viário interno e adaptação ao sistema viário existente.

Ainda está prevista a implantação de equipamentos de apoio e circulação de pedestres, além de estacionamentos públicos, para atender a demanda da região da Vila Rubim e promover a integração desta área com a Rodoviária de Vitória. “O estacionamento será voltado para os funcionários do Fórum, mas, aos finais de semana, a população em geral também poderá utiliza-lo. Pra quem fará compras na Vila Rubim será uma ótima alternativa”, declarou Pedro Valls Feu Rosa.

Para integrar todo o complexo, pretende-se criar uma grande esplanada de integração de todo o bairro, com acesso por todos os lados e que seja criado um grande espaço público. “Essa é mais uma obra que visa à revitalização da região. O Fórum é o lastro, é a âncora dessa mudança toda no Centro”, finalizou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Dalila Travaglia
Assessora de Comunicação