10/01/2014 12h21 - Atualizado em 19/08/2015 11h07

Governo do ES investirá R$ 50 milhões em obras da Leitão da Silva.

O governo do Espírito Santo autorizou,nesta sexta-feira (10),o início das obras de reestruturação da Avenida Leitão da Silva, em Vitória, que contemplam a ampliação e cobertura da galeria, nos três quilômetros de via, com um investimento total de R$ 50 milhões.

Antigo desejo dos capixabas da capital, as obras de melhoria no relevante eixo viário buscam minimizar as retenções de fluxo, congestionamentos e, principalmente, melhorar a segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas de toda a Região Metrolitana.
Além disso, a obra é um marco por se tratar da primeira intervenção oficial para receber o sistema BRT, de ônibus rápidos em corredores exclusivos.Intervenção estruturante, auxiliará todo o novo sistema de transporte público que passará na Reta da Penha, concentrando o fluxo de veículos de passeio.

Desenvolvimento
Para o governador Renato Casagrande, a nova estrutura da avenida ajudará a mudar a cara da Grande Vitória. “A obra vai qualificar a via, valorizar a região, dará um fluxo mais rápido para quem precisa transitar por aqui, um investimento que ajudará no desenvolvimento da cidade e da Grande Vitória. Estamos aos poucos mudando a fotografia da região metropolitana”, disse.

Com o objetivo de melhorar o tráfego existente da região, foram projetadas soluções geométricas e operacionais em toda a sua extensão, além das vias de seu entorno, com inclusão de canteiros, ciclovias e passeios. A ordem de serviço contempla o alargamento das pistas da avenida e a melhoria na drenagem e melhor vazão da água.

A Avenida será aumentada em quase toda a extensão, com mais uma pista de rolamento, totalizando três faixas para cada sentido de tráfego, além da criação de ciclovia, reabilitação dos passeios em todo o segmento e da abertura de novas ruas para proporcionar um tráfego direto em vias do entorno.

Capacidade
“Será ampliada sua capacidade de tráfego, pois ela passa a operar com mais uma faixa, otimizando todo o trânsito da região, criando ciclovias e organizando as calçadas. Além da valorização do espaço físico, da melhor fluidez do trânsito e ser uma obra pré BRT, o projeto ainda visa toda a melhoria na drenagem da via”, pontuou o secretário Damasceno.

Dentre as interferências previstas para área, a cobertura do valão que passa por boa parte da Avenida é uma delas. A obra faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM).
Mobilidade

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, parabenizou o trabalho do Governo do Estado e se mostrou satisfeito com o início das obras consideradas de grande relevância. "Vitória é uma cidade pequena, espremida entre o mar e a montanha, por isso toda intervenção tem que ser muito pensada. A Leitão da Silva revitalizada solucionará um problema grande de mobilidade, além da drenagem que evitará os alagamentos causados pelas chuvas", falou o prefeito de Vitória.

O projeto de Obras Complementares compreende a execução da calçada, ciclovia e rampas de acessibilidade com implementação de ladrilhos hidráulicos, pavimentação das duas praças propostas com blocos de concreto intertravados, lixeiras, bancos de concreto, postes decorativos de iluminação das praças, abrigo de passageiros, assim como remoções e demolições de elementos que interferem com o projeto.

Para a elaboração do projeto e agora execução da obra, poucas desapropriações foram feitas. O projeto prevê a abertura de duas ruas ligando esta Avenida com a Rua Misael Pedreira da Silva. Essa intervenção atinge a área da Escola Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, área quepertence à SecretariadeEstado da Educação (Sedu).

No local será feita uma cessão de uso. Outras pequenas áreas particulares foram atingidas, sem causar prejuízos, de acordo com osecretário, apenas para acertar raio de curva.

O prazo para conclusão das obras apóso início dos trabalhos é de 18 meses. A obra terá um investimento de R$50 milhões, sendo parte do recurso do Estado e outra do BNDES.

Dalila Travaglia

Tel: 27 3636.9617/ 9.9697.6783