21/11/2013 15h25 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Governo do ES investirá R$ 20 milhões no Portal do Príncipe

O edital da primeira etapa do Complexo Viário Portal do Príncipe foi apresentado nesta quinta-feira (21) pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário dos Transportes e Obras Públicas Fábio Damasceno, além de contar com a presença do Prefeito de Vitória, Luciano Rezende. A obra tem como objetivo melhorar o acesso dos caminhões ao Porto de Vitória e a chegada da Segunda Ponte, com investimento na ordem de R$ 20 milhões.

O sistema viário e o viaduto do Portal contemplam essa primeira etapa das intervenções. A estrutura do viaduto é de concreto com extensão total de 274 metros. O projeto integra as obras do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM).

“Veremos claramente a valorização da região Sul de Vitória, na área da Vila Rubim, Ilha do Príncipe e entrada de Santo Antônio, além de melhorar a fluidez no trânsito sentido Cariacica. Vai resolver o problema da entrada do Porto, dar um fluxo permanente, 24 horas, de entrada de caminhões. Mudaremos a imagem, a fotografia daquela região”, destacou o governador.

Além do viaduto, drenagem, sinalização vertical e horizontal, paisagismo e adequações viárias fazem parte do projeto, que visa proporcionar uma melhor circulação na região da Ilha do Príncipe, um dos gargalos na entrada da Capital. Nessa área, atualmente, as dificuldades de circulação causam retenção do tráfego nas horas de pico.

Para o secretário Fábio Damasceno é uma obra promissora, onde coloca o Estado na logística nacional. “Essa é uma obra de grande importância, que trará bem estar, conforto e eficiência, além de ser uma obra bonita, que embelezará a cidade. Contemplará a ampliação de espaço, possibilitando a redistribuição de fluxos e favorecendo ainda a futura implantação do BRT”, declarou.

O Prefeito de Vitória, Luciano Rezende reafirma que essa é uma obra de priorização da entrada Sul da capital. “A região receberá um tratamento diferenciado, com intervenção urbanística para que a área da Vila Rubim seja mais valorizada. Esse é um viaduto leve que não agredirá a cidade”, pontou o prefeito.

A publicação no Diário Oficial do edital do Portal do Príncipe saiu nesta quinta-feira (21). Estima-se que até final de janeiro já tenha contratado a empresa que fará os trabalhos. Após o início das obras o prazo de execução é de 24 meses.

Dalila Travaglia
Tel: 27 3636.9617/ 9.9697.6783