23/10/2013 09h22 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Governo do ES apresenta projeto do BRT

A implantação dos corredores exclusivos para ônibus (BRT) nos eixos viários mais congestionados da Região Metropolitana da Grande Vitória surge como a solução mais adequada para desafogar o trânsito na região. O projeto foi apresentado pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário dos Transportes e Obras Públicas (Setop), Fábio Damasceno, nesta terça-feira (22), no Palácio Anchieta.

"Essa é a principal obra do Programa de Mobilidade Metropolitana, que prioriza o transporte coletivo urbano. Nossa organização administrativa, nosso equilíbrio com as finanças do Governo e o nosso planejamento nos garantiram a possibilidade de, neste momento, iniciar os grandes projetos e realizar o maior investimento da história do Espírito Santo. A Região Metropolitana passará por mudanças que serão determinantes para garantir mais qualidade de vida para os cidadãos que aqui vivem ou circulam, e é isso que importa, cuidar do nosso desenvolvimento de forma sustentável. Faremos um conjunto de intervenções em 35 quilômetros que vão garantir qualidade ao tráfego, segurança e, principalmente, um transporte público eficiente, com respeito aos usuários", destacou o governador.

O sistema é considerado quase duas vezes mais rápido que o atual, mais seguro, sustentável, moderno, acessível e competitivo. Consiste em um sistema de transporte inteligente, com os ônibus operando em corredores exclusivos junto ao canteiro central, onde estão localizadas as estações para embarque/desembarque de passageiros, cuja plataforma tem a altura do piso do ônibus, garantindo acessibilidade universal.

Para toda a Região da Grande Vitória será projetada a implantação dos primeiros 35 quilômetros de BRT. O sistema irá operar com veículos de alta capacidade, ar refrigerado e tecnologia limpa. A “inteligência” implantada no sistema irá garantir a pontualidade, a integração de serviços, por meio da bilhetagem eletrônica e a comunicação em tempo real com os usuários. Outra diretriz do projeto prevê a implantação de estacionamentos e bicicletários em locais estratégicos, promovendo a integração multimodal.

“Haverá maior aproveitamento e requalificação do espaço urbano, agilidade operacional e conforto. Redução do tempo de viagem significativo, encurtando caminhos e distâncias. É o desempenho do metrô com a flexibilidade do ônibus”, declarou o secretário Fábio Damasceno.

Em sua primeira etapa, o BRT percorrerá os eixos mais críticos e onde é mais expressivo o volume de passageiros no transporte coletivo. Está sendo projetado para transportar até 30 mil passageiros por hora por sentido, “metronizando” a operação dos ônibus e dobrando sua velocidade média operacional. Com financiamento no BNDES, essa 1ª etapa do programa envolve investimento de mais de R$ 800 milhões, além dos recursos em desapropriações e remoções de interferências urbanas.

Dalila Travaglia
Tel: 27 3636.9617/ 9697.6783