01/10/2013 06h00 - Atualizado em 19/08/2015 10h59

Estudantes viajam mais de 360 km para conhecer as obras do Kleber Andrade

Um grupo formado por 45 estudantes do curso de engenharia civil de uma Faculdade do Sul da Bahia, localizada na cidade de Teixeira de Freitas, percorreram mais de 360 quilômetros para conhecer as obras de reforma e ampliação do Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. A visita técnica monitorada aconteceu nesse sábado (28) e faz parte do Projeto Obra Aberta, desenvolvido pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

A visita foi supervisionada pelo Iopes, a gerenciadora Concremat e a construtora, o Consórcio Andrade Valladares. Durante o percurso no canteiro de obras, os alunos puderam visualizar técnicas aplicadas, bem como conhecer melhor o projeto.

Segundo o professor responsável pelo grupo, Nelson Motta, a visita possibilitou aos alunos um aprendizado diferente. "Nas obras do Estádio Kleber Andrade estão sendo utilizadas técnicas e tecnologias que não poderíamos ver, ao menos não nesse porte, na nossa cidade ou em cidades mais próximas", afirmou.

O professor disse ainda que ele e seus alunos saíram da visita impressionados com o empreendimento. "É um projeto bem diferente. Essa concepção de Estádio Verde nos deixou muito impressionados. Os materiais aplicados, o torna grande, mas leve ao mesmo tempo. Além de toda a preocupação com a sustentabilidade", ressaltou.

Para o estudante Agnaldo Menezes Júnior, a visita superou as expectativas. "Desde que soubemos da possibilidade de visitar as obras do Kleber Andrade estávamos bem ansiosos. Mas foi tudo bem melhor do que imaginávamos. Certamente, eu e meus colegas conseguimos absorver bons aprendizados e isso faz valer cada quilometro percorrido", disse.

Obras

Os trabalhos estão sendo executados em praticamente todas as frentes: arquibancada do setor A (setor B já foi concluído); sanitários; rampas de acesso; estrutura metálica da cobertura; vestiários; ambulatório; e escavação para a drenagem do campo de jogo. Na última semana também foram iniciados os serviços de instalações elétricas e de hidrossanitária. A concretagem da Concha Acústica já foi concluída e os serviços de alvenaria dos camarins estão avançados. A obra já ultrapassa 65% dos trabalhos concluídos.

Projeto “Obra Aberta”
O projeto “Obra Aberta” possui caráter exclusivamente pedagógico. Podem participar estudantes de nível superior ou técnico, desde que devidamente acompanhados por um professor responsável. Os alunos devem formar grupos de 15 a 20 pessoas e solicitar que um professor formalize a solicitação da visita, respeitando o cronograma previamente divulgado. Inicialmente, todas as obras para a visita estão na Região da Grande Vitória.

O primeiro passo para fazer o agendamento é acessar a lista de obras no site www.iopes.es.gov.br. Nesta lista, o estudante ou professor interessado também encontrará as informações básicas sobre cada empreendimento e uma breve descrição sobre as etapas da obra que estão em desenvolvimento. Depois de escolher a obra, basta preencher uma ficha de inscrição que também está disponível no site e encaminhar o pedido para o e-mail: visita@iopes.es.gov.br.
É possível agendar visitas até dezembro deste ano. As visitas ocorrem uma vez por semana, de acordo com o cronograma disponível no site.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Iopes
Susana Kohler (27) 3636-2005
susana.kohler@iopes.es.gov.br
comunicacao@iopes.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard