25/09/2013 07h00 - Atualizado em 19/08/2015 10h59

#Estágio: Tempo para aprender e garantir boas lições para o futuro

Por trás de grandes obras voltadas para a mobilidade urbana, implantação de novos modais de transporte e investimentos em logística existem engenheiros, arquitetos, administradores e outros tantos profissionais experientes que atuam na Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop). Mas eles não estão sozinhos nesta jornada. Junto desta equipe, existem jovens que acompanham de perto as tarefas de cada um e aprendem boas lições para o futuro.

O quadro de estagiários na secretaria é formado por onze estudantes do ensino médio e um universitário, que cursa engenharia elétrica. Deste grupo, belos exemplos mostram como o estágio pode levar o estudante a planejar uma carreira promissora. Vivendo a experiência do primeiro estágio, Amanda Carneiro, 16 anos, cursa o ensino médio e começou a atuar como estagiária em fevereiro deste ano, na área administrativa da secretaria.

Ainda falta um bom tempo para completar um ano de estágio, mas Amanda já revelou suas qualidades. Ela tem se empenhado em aprender as tarefas e por estar sempre atenta e ser dedicada, colhe os resultados: conquistou nota 10 em oito dos 12 itens que compõem a avaliação semestral do estágio.

“Estou gostando muito, pois aqui conheço pessoas. Tenho aprendido a lidar com os colegas, ser paciente e agora entendo como funciona o Governo do Estado. Tenho dois sonhos, o primeiro é ser bombeira e o segundo é fazer curso de administração. Quem trabalha comigo já sabe dos meus planos para o futuro, me apoia e me dá dicas de como devo fazer para realizar esses sonhos. Procuro me esforçar porque pretendo permanecer no estágio e, para isso, devo manter boas notas na escola”, disse a estudante.

Um ano e seis meses já se passaram e Philipe Araújo, 25 anos, tem orgulho de lembrar que este é o tempo que está na Setop como estagiário. O estudante cursa engenharia civil e conta que essa não é sua primeira experiência como estagiário. Durante o ensino médio, Philipe fez um curso técnico em segurança do trabalho e teve a chance de estagiar e também já trabalhou. Mas, defende a importância deste “treinamento para os estudantes”.

“Sou quieto e me considero tímido. O ponto forte do estágio é que com a rotina estou perdendo um pouco a timidez e sei que ainda não superei completamente, mas isso exige tempo. Hoje me sinto mais seguro ao desempenhar minhas funções. E fico feliz com as conquistas que já tive. Fui convidado a participar de um curso na secretaria, que foi dado aos profissionais, e isso me deixou satisfeito. A experiência na Setop está sendo boa”, completou Philipe.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setop
Gabriela Galvão
Tel: 27 3636.9617/ 9697.6783
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard