15/10/2013 11h17 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Escolha e uso do capacete para motociclistas requerem cuidados

O uso dos equipamentos de segurança é primordial para assegurar a vida das pessoas que utilizam o veículo automotor como meio de transporte. Entre os itens está o capacete para motociclistas, que exige cuidados na hora da aquisição. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) destaca a forma correta de usá-lo e os detalhes a serem notados no momento da compra.

De acordo com a resolução nº 453 de 26 de setembro de 2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para circularem nas vias o condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo ou quadriciclo motorizados devem utilizar capacete com viseira ou óculos de proteção, em bom estado de uso.

Quando o veículo estiver em movimento, a viseira e os óculos terão de ser, obrigatoriamente, posicionados de forma que garanta a total proteção dos olhos. Durante a noite, tais itens devem atender o padrão cristal. Caso não obedeça as normas, o condutor estará cometendo uma infração leve prevista no artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cuja penalidade é multa no valor de R$53,20 e perda de três pontos na carteira.

Durante a compra do equipamento, os motociclistas precisam conferir um detalhe importante e essencial para a garantia da finalidade do produto: o selo com a marca do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC). Ele certifica que o capacete passou por um controle de processo de fabricação e ensaios específicos.

O procedimento verifica se os materiais dos componentes do capacete (casco externo, casco interno, viseira, cinta jugular e engates) atendem os requisitos técnicos definidos pela norma técnica NBR7471.

O gerente Operacional do Detran|ES, Pedro Agostinho da Penha, ressaltou a importância de utilizar o equipamento de segurança corretamente: “O motociclista que não fizer o uso correto do capacete ou não comprá-lo com o certificado técnico, além de cometer infrações de trânsito, estará colocando em risco o bem maior dele, que é a própria vida”.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Vitor Possatti
(27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard