04/10/2013 08h45 - Atualizado em 19/08/2015 10h59

Detran|ES orienta condutores sobre renovação da CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento que precisa ser renovado de tempos em tempos. Diante disso, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) destaca as orientações necessárias para que os condutores realizem esse procedimento no prazo devido.

A data de validade da carteira de motorista fica localizada na parte frontal do documento, ao lado do número de registro. Assim que o prazo estabelecido se esgota, o cidadão deve dirigir-se a uma clínica credenciada ao Detran|ES, munido dos documentos necessários e do valor monetário estabelecido para a realização do exame médico. No caso de condutor profissional, deverá também submeter-se à avaliação psicológica.

Se considerado apto nos exames, o condutor deverá retirar na própria clínica o boleto com a taxa do Detran|ES e efetuar o pagamento na rede bancária autorizada. Assim que o procedimento for concluído, a CNH renovada será entregue em até cinco dias úteis no endereço cadastrado no órgão.

O gerente Operacional do Detran|ES, Pedro Agostinho da Penha, ressalta o prazo limite para a condução do veículo com a carteira vencida: “De acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que for flagrado dirigindo o automóvel com a CNH vencida há mais de 30 dias estará cometendo uma infração gravíssima”.

A penalidade para quem comete tal infração é multa no valor de R$191,54, perda de sete pontos na carteira, recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

O período para renovação da CNH varia de acordo com a idade do condutor e com o critério do médico perito examinador, sendo de cinco em cinco anos para aqueles com até 65 anos de idade e de três em três anos após essa faixa etária.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Vitor Possatti
(27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard