27/09/2013 06h00 - Atualizado em 19/08/2015 10h59

Capixabas serão beneficiados com nova ligação entre Cariacica e Vitória

O Governo do Espírito Santo fará mais um grande investimento em mobilidade urbana dentro das ações previstas no Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM). Os capixabas serão beneficiados com uma nova ligação entre os municípios de Vitória e Cariacica, que reduzirá o tempo de viagem entre as cidades, oferecendo mais segurança no trânsito e, ainda, irá valorizar a paisagem da baía de Vitória. Os detalhes sobre o projeto da Quarta Ponte foram apresentados pelo governador Renato Casagrande nesta quinta-feira (26).

O projeto executivo da Quarta Ponte será concluído no mês de dezembro deste ano pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop). Mas já é possível conhecer os principais dados da obra por meio do projeto funcional.

“Estamos apresentando o projeto funcional de um novo eixo viário, que não é apenas a Quarta Ponte, mas sim uma nova alternativa de trânsito na Região Metropolitana. A Quarta Ponte representa um sonho de mais de 30 anos da população capixaba e pela primeira vez estamos concretizando este sonho”, afirmou o governador, que falou ainda sobre o volume de investimentos realizados para a melhoria da mobilidade em toda a Grande Vitória e no interior do Estado.

“São mais de R$ 3 bilhões somente no Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), e em todo o Estado estamos investindo mais de R$ 6 bilhões em obras de melhorias, por meio do Programa de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária (PAR). O nosso objetivo é garantir que todos os capixabas tenham facilidade e segurança para se deslocarem, para difundir a produção rural e viajar. Por isso estamos trabalhando para garantir a mobilidade de maneira ampla, oferecendo meios para a descentralização da economia, gerando oportunidades para o crescimento de todas as regiões capixabas”.

Serão duas faixas para o tráfego geral por sentido, duas faixas exclusivas para corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT) e passeio suficiente para uma ciclovia e uma passarela de pedestres. É a primeira ponte multimodal do Espírito Santo e a mais ampla do Estado.

O secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, destacou fatores que representam o conceito moderno do projeto, que atende aos usuários de diferentes tipos de modais. “Esta é uma ponte que, além de constituir uma nova via expressa, sem intervenções de semáforos e outros fatores que causam filas no trânsito, vai atender aos motoristas, ciclistas e pedestres, que poderão atravessar o eixo em segurança. Outro ponto importante é o estímulo ao uso do transporte coletivo por meio do BRT, também contemplado na Quarta Ponte”, disse.

As obras irão contemplar a urbanização de todos os bairros do entorno, promovendo valorização, modernização e a humanização dos espaços.

Em Cariacica há estimativa de que os motoristas tenham acesso facilitado ao Terminal de Itacibá, além da rodovia do Contorno (BR 101), representando um importante eixo logístico, facilitando o escoamento para os portos e vias federais. Já em Vitória existem duas possibilidades de destino. A primeira é a rodovia Serafim Derenzi e a outra segue em direção à região central de Vitória pela Avenida Dário Lourenço de Souza, onde está implantado o sambódromo de Vitória, conhecido como Sambão do Povo.

Hoje, os veículos que utilizam a Segunda Ponte atingem o total de 2.800, entre veículos leves e pesados, por hora, no período de pico, entre 7 e 9 horas. Já na Ponte Florentino Avidos, são 1.329 veículos por hora, no mesmo período. A Quarta Ponte terá capacidade operacional de 3.600 veículos, o que vai possibilitar uma distribuição do fluxo, garantindo melhores condições em toda a região, desafogando as outras alternativas já existentes.

A estimativa é que as obras, realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), tenham início no segundo semestre de 2014 e somem um investimento de, aproximadamente, R$ 600 milhões, valor garantido pelo Governo do Espírito Santo por meio de recursos do Tesouro Estadual.

Pesquisa DER

Em maio deste ano a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizou pesquisas de origem e destino nos principais pontos da Grande Vitória que possuem relação com o tráfego de veículos previsto com a construção da ponte.

Os motoristas que passaram pelos principais acessos de ligação com Vitória, como a Ponte Darcy Castelo Mendonça (Terceira Ponte), Ponte do Príncipe (Segunda Ponte) e Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes), e na chegada à Carapina pela BR 101, foram ouvidos e todas as informações coletadas foram utilizadas para balizar características importantes do novo eixo viário.
Foram analisados: o perfil dessas pessoas, a origem e destino, a influência nas avenidas próximas da nova ponte e o tráfego de carga, além da real necessidade de se utilizar a via. Todos esses dados foram determinantes para a decisão do número de pistas, largura e acessos à Quarta Ponte.

Audiência Pública

Nesta quinta-feira (26), a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) apresentou também aos moradores de Cariacica o projeto funcional da Quarta Ponte. A audiência, o diálogo com a população, representa o início do processo licitatório das obras, que deve ser concluído no primeiro semestre de 2014, com a contratação da empresa que deverá realizar as obras. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o projeto, sugerir e tirar dúvidas sobre a obra. O evento foi no Clube da Terceira Idade, em Porto de Santana.

Gabriela Galvão
Tel: 27 3636.9617/ 9697.6783