11/12/2013 14h02 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Cadeirantes do Mão na Roda visitam 38º Batalhão de Infantaria

A manhã desta quarta-feira (11) começou diferente para os 21 cadeirantes que participaram do passeio ao 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha. Eles foram recepcionados pela banda marcial e puderam conhecer de perto os equipamentos usados pelos soldados do Exército. Também tiveram a oportunidade de ouvir um pouco sobre as ações desempenhadas pela instituição.
A visita faz parte do projeto Conhecer com o Mão na Roda, que leva cadeirantes cadastrados em passeios a pontos turísticos e locais de interesse da Região Metropolitana da Grande Vitória. O oficial de Comunicação Social do 38º BI, major Ricardo Souza Trisi, respondeu às diversas perguntas do grupo.
Eles quiseram saber desde a alimentação (rações que são preparadas na forma de kits para o consumo dos soldados em missão), até o uso da mochila capaz de armazenar até quatro litros de água, que substituiu os tradicionais cantis.
Eles conheceram ainda um novo equipamento que passou a ser usado recentemente pelo Exército Brasileiro. “O novo traje passou a ser adotado caso haja a necessidade de o Exército intervir em conflitos urbanos”, explicou o major Trisi. O traje consiste em uma espécie de armadura, com escudo, para proteger os soldados em caso de confronto.
Participantes
“O passeio serviu para a gente saber como o Exército é importante. As explicações, a recepção, a educação com que fomos recebidos, foi tudo maravilhoso”, destacou Neidemara Martins, moradora do Centro de Vila Velha. Ela disse que sempre ia ao 38º BI “quando era ‘andante’. Depois que virei cadeirante, é a primeira vez que retorno. Deu uma certa nostalgia”.
Quem também aprovou o passeio foi dona Maria da Conceição Souza da Silva, moradora do bairro Oriente, em Cariacica. “Gostei muito da banda e da forma como fomos recebidos. Se for possível, virei outras vezes”. Dona Maria também aproveitou e tirou várias fotos ao lado dos oficiais, assim como todo o grupo que participou do passeio.
Wekislei de Azevedo Silva conheceu pela primeira vez o 38º BI. “A palavra que melhor define o Exército é disciplina. Olha o tamanho desde lugar e não tem uma folha no chão. É tudo muito organizado”, frisou ele, que é morador de El Dourado, na Serra.
O passeio contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre cadeirantes, acompanhantes e funcionários da companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). O transporte foi realizado por seis veículos do Mão na Roda. O próximo passeio, para ver a decoração de Natal da cidade de Vitória, está previsto para o dia 19.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard