06/04/2017 15h00 - Atualizado em 18/04/2017 15h05

Contorno entre Itaipava e Itaoca vai facilitar o acesso à diversas praias e à BR 101

Uma alternativa de acesso mais rápido à diversas praias do Litoral Sul capixaba e uma via que contribuirá para o desenvolvimento social e econômico de toda a região. O Contorno entre Itaipava e Itaoca facilitará a chegada de turistas e moradores a municípios como Itapemirim, Piúma e Anchieta, para os que vierem da ES 487. A ordem de reinício das obras do trecho de 7,5 km entre o Córrego do Pinto e a ES 487 foi assinada hoje, em Itaipava, pelo governador Paulo Hartung. Elas serão executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).

As intervenções para a implantação do outro trecho, entre Córrego do Pinto e a ES 060, estão sendo executadas pela Prefeitura de Itapemirim. O Contorno terá, ao todo, 17,5 km de extensão. Para o motorista que sair do entorno de Itaipava em direção à BR 101, o percurso será reduzido em aproximadamente 13 km. O trânsito pesado de caminhões, que antes passava pelas praias de Itaipava e Itaoca, será direcionado para a nova via.

O governador afirmou que a via faz parte de um conjunto de investimentos no Sul do Estado. “O Contorno será de grande importância para o desenvolvimento de toda a Região Sul do Estado, ligando a ES 060 e a ES 487. Em Guarapari, as obras de revitalização da Orla vão ser fundamentais para o turismo, e em Cachoeiro, o Governo do Estado está duplicando as ES 482 e Coutinho”, disse. No fim do seu discurso, o governador pediu uma salva de palmas para a Polícia Militar, que nesta quinta (06) completa 182 anos.

O diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli, destaca que, além de facilitar o acesso de turistas aos balneários do Estado e o transporte de cargas de uma maneira geral, o Contorno será de fundamental importância para o desenvolvimento da atividade portuária na região.

“O Contorno entre Itaipava e Itaoca vai possibilitar uma infraestrutura de transportes e logísticas adequadas à necessidade dos investimentos portuários previstos para a região. A via foi projetada para suportar o grande trânsito de veículos pesados que virá”, destaca.

Para a implantação do trecho entre a ES 487 e o Córrego do Pinto, estão sendo investidos, aproximadamente, R$ 24,3 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nova Ponte na ES 487

Nesta quarta-feira (05), foi publicado no Diário Oficial (DIO) o Edital de Licitação para a construção de uma nova ponte no Km 19 da ES 487, também em Itapemirim. A antiga foi levada pela força das águas das chuvas, em dezembro do ano passado. A nova ponte terá 15 metros e serão investidos, aproximadamente, R$ 2,4 milhões para sua implantação, que será iniciada ainda no segundo semestre deste ano.

Inauguração da Unidade de Saúde

O governador também participou da inauguração da Unidade de Saúde de Itaipava e destacou a importância do atendimento básico no Sistema de Saúde, ressaltando a prática de exercícios físicos e a boa alimentação para a prevenção de doenças.

Assessoria Comunicação / DER-ES

Felipe Mansur Valinho