19/06/2019 16h12 - Atualizado em 19/06/2019 17h02

Bilhete Único Metropolitano: Migração dos cartões chega aos coletivos de Vitória e Vila Velha

Foto: Wilbert Suave/PMV

A migração do atual sistema de bilhetagem eletrônica para o novo nos coletivos de Vitória (Verdinhos) e de Vila Velha (Sanremo) é o próximo passo no processo de implantação do Bilhete Único Metropolitano. Os novos validadores já começaram a ser instalados nos veículos e a previsão é de que o período para fazer a validação dos cartões aconteça entre os dias 13 de julho a 13 de agosto.

Segundo o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, essa é mais uma etapa para possibilitar a integração efetiva das linhas municipais ao Sistema Metropolitano. “Fizemos o processo no Transcol de maneira exitosa e agora, conversando com os municípios e as empresas que prestam o serviço em Vitória e em Vila Velha, vamos fazer essa transição de tecnologia nos municipais”, disse.

Para o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a integração é essencial para melhorar a oferta do serviço para a população. "Isso é muito importante, porque o sistema municipal sozinho não consegue mais prestar os serviços de qualidade a todas as pessoas. É difícil manter as linhas de ônibus, manter a frequência e a gente tem um número cada vez menor de passageiros. E ao mesmo tempo ainda temos a concorrência do sistema Transcol. Na hora que junta tudo, você fortalece o serviço com mais linhas, mais conforto, e ainda estão vindo aí os ônibus com ar-condicionado. É a melhoria do transporte coletivo tão esperada", defendeu.

O prefeito de Vila Velha, Max Filho, também destacou o avanço deste processo para o transporte coletivo. “Estamos dando um passo importante na integração dos sistemas de transporte da Região Metropolitana e nosso município está junto com o Governo do Estado. Vamos integrar o sistema de bilhetagem já nos nossos ônibus da Viação Sanremo. É um passo importe e que precisa ocorrer para melhorar a mobilidade urbana das pessoas da Região Metropolitana da Grande Vitória”, afirmou.

Como vai funcionar a migração

O processo de reconfiguração dos cartões será o mesmo que ocorreu no sistema Transcol durante o mês de maio. O cartão (gratuidade ou não) deverá ser apresentado nos dois validadores. Primeiramente, no validador atual (azul). Após o sinal sonoro, o passageiro deverá apresentar no validador novo (vermelho), até aparecer a mensagem “catraca liberada”. Esse procedimento deverá ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar no coletivo.  Assim, não será necessária a substituição dos bilhetes atuais.

Assim que a maioria dos cartões ativos for atualizada, o atual validador (azul) será retirado e será usado somente o novo validador (vermelho). Depois disso, a atualização será feita apenas em postos de atendimento, que serão divulgados posteriormente.

Com a nova tecnologia de validação instalada, será dado o início da segunda fase da integração na qual será possível usar o mesmo bilhete tanto nos coletivos do sistema Transcol quanto nos do sistema de transportes de Vitória, trazendo mais agilidade e praticidade para o usuário.

A expectativa é que até o final de agosto, os usuários do Transcol e dos sistemas municipais possam utilizar o mesmo cartão para embarcar em qualquer um dos sistemas. A integração total ou a integração tarifária deve ocorrer no próximo ano.

Cartões Vitória (verdinhos)

Total de Cartões: 61.710
Cidadão 3.361
Estudante: 11.247