27/06/2019 09h51

Governo do Estado entrega ônibus do Transcol com ar-condicionado

Foto: Hélio Filho/Secom-ES

O Governo do Estado entregou os primeiros 20 ônibus com ar-condicionado que passam a integrar a frota do Sistema Transcol. A solenidade foi realizada na Praça do Papa, em Vitória, nesta quarta-feira (26), com as presenças do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, e do diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Raphael Trés.

A modernização do sistema de transporte e renovação de frota com ônibus climatizados é um compromisso do Governo, anunciado pelo governador Casagrande em janeiro deste ano. Até o final deste ano serão entregues 100 veículos 0km com ar-condicionado, totalizando 600 até 2022. Esses veículos vão operar nas linhas troncais do sistema (fazendo a ligação Terminal x Terminal). A última entrega de novos veículos ao Sistema Transcol foi feita em 2014.

Para o governador, esta entrega representa um marco no sistema de transporte coletivo da região Metropolitana: “Estamos iniciando uma mudança na qualidade do transporte, pois tomamos a decisão, no início do ano, do cumprimento do contrato, que ficou por quatro anos sem renovar nenhum ônibus. Montamos um sistema para dar mais qualidade ao usuário, com o aplicativo que indica os horários e o wifi com entretenimento. Os veículos entregues são fabricados em São Mateus, gerando emprego em toda a região e espero que os próximos ônibus que virão também sejam feitos no Estado”.

Casagrande também comentou sobre o desafio da segurança pública. “Temos um desafio no transporte coletivo que é continuar enfrentando o problema da insegurança. É bom registrar que estamos reduzindo os crimes nos ônibus. Este ano, entre janeiro e junho, foram 102 ocorrências a menos que no mesmo período do ano passado”, afirmou.

O secretário Fabio Damasceno, que esteve à frente última entrega de ônibus novos ao Sistema Transcol, afirmou que esta é uma ação importante para a pasta. “Quatro anos depois, recebemos o sistema deteriorado, com queda de passageiros e receita, além de ônibus envelhecidos. Decidimos virar a página, retomar a gestão eficiente do contrato para modernizar o Sistema Transcol. Essa é a primeira entrega para renovação da frota”, assegurou.

O diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, afirmou que “esses carros representam o retorno de investimento no Sistema Transcol para que possamos oferecer mais conforto para o nosso usuário”.

A aquisição dos veículos está sendo feita pelos consórcios Sudoeste e Atlântico Sul, que operam o Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória (Transcol). A medida faz parte de uma série de melhorias que estão sendo implementadas pelo Governo do Estado, em conjunto com as empresas operadoras, para modernizar e melhorar a qualidade do transporte coletivo da Grande Vitória.

Os 20 veículos entregues nesta quarta-feira foram produzidos pela fábrica da Marcopolo, em São Mateus, bem como a maior parte da frota que será adquirida este ano. A empresa utiliza mão de obra capixaba, gerando emprego e renda no Estado. Quase metade do financiamento para a aquisição destes veículos foi feita pelas operadoras do sistema com o Banestes.

“É uma grande honra para o Banestes fazer parte dessa importante iniciativa de renovação da frota de ônibus do Sistema Transcol, em prol do conforto e atendimento das necessidades da população capixaba, a partir da execução do financiamento para os consórcios Atlântico Sul e Sudoeste. O Banestes é o banco dos capixabas e atua com foco em contribuir com o desenvolvimento do Espírito Santo”, destacou José Amarildo Casagrande, diretor-presidente do banco.

Embarque com Cartão

Para embarcar nos novos veículos com ar condicionado, o usuário precisa ter um cartão da bilhetagem eletrônica. A ação vai trazer mais agilidade no embarque e mais segurança, já que elimina o dinheiro dentro coletivo.

"O bilhete eletrônico é a ferramenta que torna a integração possível. Então é muito importante que quem ainda não utiliza nenhum tipo de cartão, passe a utilizar. Para isso, também vamos pulverizar pontos de venda de bilhetagem eletrônica, inclusive com plataforma on-line para compra de créditos", explicou o secretário Fábio Damasceno.

Após a entrega de hoje, os veículos passam por um processo de vistoria e emplacamento para começar a circular nas próximas semanas.

Transporte Público

Desde o início do ano, o Governo do Estado desenvolve uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória. Em janeiro, foi assinado o reequilíbrio financeiro do contrato e feito o reajuste para que as empresas que operam o sistema possam retomar os investimentos previstos no documento, como a renovação de frota, que inclui a aquisição dos veículos com ar-condicionado.

Em maio, foi lançado o aplicativo Ônibus GV, uma plataforma para dispositivos móveis em que o usuário pode consultar informações como horários, localização e itinerários dos coletivos, além de acessar a rede wi-fi e o entretenimento a bordo nos veículos que já disponibilizam o serviço. Nesta semana, o número de veículos que operam nas linhas troncais com esse serviço chegou a 200.

No momento, também está sendo feita a migração da tecnologia utilizada pela bilhetagem eletrônica, que vai permitir a implantação do Bilhete Único Metropolitano e a integração com os sistemas municipais, aquaviário e outras possibilidades.

Dados sobre o Sistema Transcol

Frota: 1.400 veículos