09/06/2016 14h38 - Atualizado em 09/06/2016 15h20

Servidores estaduais já podem ir trabalhar de bicicleta

Bicicletário instalado no Hospital Infantil de Vila Velha

A Secretaria Estadual dos Transportes e Obras Públicas (Setop) concluiu, esta semana, a implantação de bicicletários ou paraciclos em 43 prédios públicos da administração Direta e Indireta do Governo do Estado, na Grande Vitória. Os equipamentos foram instalados nos estacionamentos ou calçadas dos prédios, para utilização pelos servidores e pelo público que utiliza os serviços prestados pelo Estado.

No Hospital Infantil de Vila Velha, muitos funcionários já estão indo trabalhar de bike. A técnica em enfermagem Gabriele Araújo destacou a organização e a segurança. “Com a instalação do bicicletario, ficou muito mais seguro e organizado. Antigamente, éramos obrigados a colocar as bicicletas nas calçadas, atrapalhando a movimentação de pessoas com deficiência, principalmente cadeirantes”, explicou.

Para o auxiliar de serviços gerais Messias Lacerda, utilizando a bicicleta ele chega mais rápido ao trabalho. “Ter um lugar para deixar a bicicleta com cadeado, para mim foi o ponto mais importante”, enfatizou.

Segundo a subsecretária de Mobilidade Urbana do Estado, Luciene Becacici, a implantação dos bicicletários ou paraciclos objetiva incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para percursos curtos, considerando suas vantagens: ocupa pouco espaço nas vias, não polui, tem maior flexibilidade para evitar congestionamentos, além de melhorar a saúde física e mental. O projeto faz parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável que inclui, ainda, a implantação de novas ciclovias e sinalização dos trechos cicloviários existentes na Grande Vitória.

Ao todo, foram instalados 411 suportes, sendo que cada um tem capacidade para duas bicicletas, totalizando 822 vagas. A aquisição e a instalação dos paraciclos custaram R$ 240 mil. A segunda etapa do projeto prevê a modernização dos bicicletários e a ampliação do número de vagas nos Terminais do Transcol. Serão instalados mais 152 suportes, totalizando 304 vagas.

 

Informações à imprensa:

 

Leila Oliveira

Assessoria de Comunicação

Secretaria dos Transportes e Obras Públicas – Setop

(27) 3636-9617 / (27) 99697-6783

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard