15/12/2015 17h39 - Atualizado em 15/12/2015 17h45

Boas práticas no Transcol: Pare e Pense no Coletivo

Tia Gracinha, Bruna e Lucas moram em municípios diferentes, têm idades diferentes, realizam atividades diferentes, mas têm em comum o respeito, traduzido em atos, pelos direitos e deveres de todos os cidadãos. Eles são prova de que boas atitudes precisam ser exemplificadas e multiplicadas, seja aos 67, 20 ou 17 anos. Os três utilizam diariamente o transporte coletivo e com bom humor e gentileza fazem a sua parte para garantir a boa convivência dentro dos ônibus, seja respeitando os assentos prioritários, ouvindo música com fones de ouvido ou dando exemplo para os demais passageiros. 

Maria das Graças Jantorno Rocha, ou Tia Gracinha, como é carinhosamente conhecida, tem 67 anos, mora em Vitória, e usa com frequência o Transcol. “Apesar da minha idade, sempre que vejo algum idoso, se estiver sentada levanto e dou o lugar. Sou muito ativa e acho que outras pessoas podem precisar mais do que eu”, ressalta.

Tia Gracinha, que faz parte de nove conselhos, incluindo os do Idoso, da Mulher e da Saúde, diz que ao longo de sua vida viu muitas mudanças no Transcol. “Hoje está muito melhor. Vemos mais cordialidade, especialmente de motoristas, que muitas vezes abrem as portas do meio para idosos, quando a parte da frente está cheia”. 

“A rotina e o trânsito são cansativos para mim, que tenho 20 anos, então imagina para os idosos? Eles sofrem mais em ter que ficar em pé, têm mais dificuldade de se equilibrar para segurar nas barras, por isso as cadeiras destinadas a eles são mais que necessárias e justas”, afirmou a estudante universitária Bruna Littig Francisco, que mora em Cariacica.

Bruna diz que já viu pessoas sentarem nas cadeiras amarelas mesmo quando as outras cadeiras estão vazias. “Eu evito sentar nestas cadeiras, mas às vezes acabo sentando. Aí procuro ficar atenta caso seja preciso ceder o lugar a alguém. Não costumo perguntar se o idoso quer sentar, como muitas pessoas fazem, pois muitos ficam sem graça de aceitar. Então, eu simplesmente deixo a preguiça de lado e levanto. Tem muita gente que levanta também, temos que valorizar os bons exemplos, inclusive pessoas que nem estão nas cadeiras amarelas. Eu acho essa atitude muito bacana”. 

O estudante Lucas Santos, de 17 anos, morador da Serra, não dá moleza: “Ouvir música sem fone de ouvido ultrapassa a falta de educação. É crime, pois existe uma lei que diz que não pode”. Lucas explica que sempre usa seu fone de ouvido, pois “ninguém tem a obrigação de ouvir a mesma música que eu. Quando não tenho fone de ouvido comigo, eu me privo de ouvir música. É uma questão de respeito”.

Campanha

Foi pensando em atitudes como as de Tia Gracinha, Bruna e Lucas que o Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e Obras e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), lança, nesta segunda-feira (14), uma campanha educativa para que as boas práticas no transporte público se multipliquem.

Além de um VT abordando temas como assentos prioritários, fumo, som alto e assédio sexual, a campanha prevê a distribuição de panfletos educativos nos dez terminais de integração do Transcol e peças para redes sociais. Posteriormente, os assuntos serão abordados individualmente, em campanhas específicas, ao longo de 2016. O primeiro tema individual tratará de assédio sexual.

O filme que começa a ser veiculado nas TVs nesta segunda-feira mostra cenas corriqueiras dentro dos ônibus do Transcol e faz um alerta para que as pessoas respeitem a lei e o direito dos outros passageiros. O lançamento da peça publicitária acontece no Terminal Jardim América, em Cariacica. Além da apresentação do VT aos usuários do Transcol que estiverem no local, também será realizada a distribuição de cerca de 10 mil panfletos durante e após o evento. Para isso, a Ceturb-GV conta com a ajuda de servidores e voluntários dos grupos temáticos ligados à Gerência de Atendimento ao Usuário (idosos, cadeirantes e comunidades). 

A diretora de Operações da Ceturb-GV, Rosane Giuberti, que apresentou o vídeo aos usuários e à imprensa, na tarde desta terça-feira (14), ressaltou a importância da boa convivência no transporte coletivo. “Todos esses comportamentos abordados na campanha já estão previstos em lei. Então, nosso objetivo é o de conscientizar as pessoas para que haja respeito entre os passageiros e para que cada um se coloque no lugar do outro para uma convivência cordial a bordo”. 

Os temas abordados na campanha são previstos em lei e, portanto, trata-se de direitos e deveres dos cidadãos. Mas, em uma enquete feita com usuários do sistema, motoristas e cobradores, várias atitudes foram apontadas como inadequadas dentro do Transcol. Por isso, listamos as mais citadas para que todos, ao tomar conhecimento, passem a multiplicar comportamentos positivos contribuído para tornar a viagem de todos mais agradável.

Clique aqui para ver a campanha


Para não ficar no ponto:

  1. Respeite os assentos preferenciais
  2. Use o fone de ouvido
  3. Não fume dentro do ônibus ou dos terminais
  4. Evite situações que possam dispersar a atenção do motorista, fale apenas o indispensável
  5. Mantenha braços dentro do veículo ao sentar perto das janelas
  6. Não arremesse coisas para fora do veículo
  7. Não jogue lixo dentro dos ônibus. Use as lixeiras que se encontram a bordo
  8. Ao tossir ou espirrar utilize um lenço ou, caso não o tenha, o indicado é que o faça em direção ao próprio cotovelo
  9. Evite usar mochilas e bolsas nas costas, isso atrapalha a mobilidade das demais pessoas dentro do ônibus, carregue-a na mão
  10. Evite acomodar-se perto das portas do veículo, isso atrapalha o embarque e desembarque dos passageiros
  11. Se presenciar comportamentos que incomodem procure os canais de comunicação da Ceturb-GV. As reclamações dos usuários são um forte indicador do que é prioridade na fiscalização
  12. Se estiver sentado, é gentil oferecer-se para carregar bolsas e livros de quem está de pé, ao seu lado
  13. Aquele vizinho dorminhoco, que acaba pegando sono e caindo no seu colo, infelizmente terá que ser acordado. Com educação, peça a ele que se vire para o outro lado
  14. Pense no coletivo! Evite partilhar assuntos íntimos em voz alta dentro do ônibus, a sua vida particular só pertence a você
  15. Tente não se alimentar no ônibus, será um favor para os demais passageiros e para a sua saúde, muitos germes circulam pelo local
  16. Evite demonstrar amor em excesso pelo seu parceiro. Nada de beijos e abraços muito quentes, é deselegante e incomoda quem está perto
  17. 17. É totalmente inseguro deixar suas crianças pequenas circularem dentro do ônibus, caso não haja assento o ideal é que as mantenham perto de você.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceturb-GV

Mônica Luz

3232-4510 / 9848-6178

monica.luz@ceturb.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Setop

Leila Oliveira

(27) 3636-9617 / (27) 99697-6783

comunicasetop@gmail.com 

Tópicos:
transcol, coletivo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard