01/08/2016 14h50 - Atualizado em 02/08/2016 14h59

Autorizadas obras do Contorno do Mestre Álvaro e dragagem do Porto

Assinatura da ordem de serviço do Contorno do Mestre Álvaro reuniu cerca de 450 pessoas

Em cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Paulo Hartung e o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, assinaram nesta segunda-feira (01) as Ordens de Serviço que autorizam a retomada imediata das obras de dragagem e derrocagem do canal de acesso ao Complexo Portuário de Vitória e do Contorno do Mestre Álvaro. Com investimentos na ordem de R$ 290 milhões, o trecho rodoviário terá 19 km e vai desafogar o trânsito de veículos pesados do perímetro urbano da Serra. O evento contou com a participação de aproximadamente 450 pessoas.

Antes da solenidade, Hartung e Lessa conheceram os equipamentos que serão utilizados para modernizar o canal portuário e visitaram as obras de expansão do Cais de Atalaia, em Vila Velha. Na oportunidade, acompanharam as obras de extensão do cais, que substituirá os dolfins e, em seguida, visitaram o Centro de Controle Operacional do VTMIS, o sistema de tráfego marítimo que está sendo implantado e tornará o Porto de Vitória o primeiro do país a operar com essa tecnologia.

Durante a solenidade, o ministro Maurício Quintella disse que as intervenções realizadas no Estado são prioridades do Governo Federal para melhorar a qualidade de vida dos capixabas. O ministro também afirmou que a conclusão das obras do Aeroporto de Vitória, modernização da BR 262 e a viabilização de uma estrada férrea interligando Rio de Janeiro e Espírito Santo estão entre as prioridades da União.

“Essa dragagem é esperada há muito tempo. É um problema de todos os portos brasileiros e agora conseguimos, com apoio da bancada, garantir as obras e dobrar a capacidade do Porto. Também vamos conhecer o programa de gestão de controle de navegação. O Porto de Vitória é o primeiro do país a instalar esse modelo de gestão. Além disso, vamos discutir com o Governo do Estado e a bancada a realização de outras ações como a duplicação da BR 262, que está em fase de elaboração do projeto. Estamos estudando novos termos e a possibilidade de conceder essa rodovia para iniciativa privada para viabilizar obras de modernização", disse.

Já o governador Paulo Hartung relembrou os desafios por conta da crise financeira nacional e as dificuldades por conta da extinção do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (FUNDAP). O governador afirmou que o Estado tem ajudado a União e está na hora de rever essa agenda de investimentos em terras capixabas. "Se conseguirmos concluir essas intervenções portuárias, o Estado vai retomar um fluxo de importação e exportação e, consequentemente, geração de emprego e renda. Temos ajudado e muito o país, chegou a hora de sermos recompensados com os investimentos necessários para retomada de nosso crescimento”, comentou.

Contorno

São 19 quilômetros de pistas duplas, ligando dois pontos da BR 101, o Km 249 (próximo ao Posto da PRF) ao Km 275, na Rodovia do Contorno. O Contorno do Mestre Álvaro terá sete viadutos e 40 passagens de fauna. A via se soma à Rodovia do Contorno e à Rodovia Leste-Oeste, que está com as obras em curso, formando um corredor de desenvolvimento econômico. O Contorno do Mestre Álvaro será uma malha viária estratégica por interligar dois pontos da BR 101 e demais vias secundárias. “Será um grande vetor de crescimento para o Estado", aponta o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES), Halpher Luiggi.

Dragagem e derrocagem

As obras de dragagem e derrocagem do canal de acesso ao Complexo Portuário irão permitir a retirada das pedras do fundo do canal. De acordo com informações da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), de um total de 1,8 milhão de metros cúbicos de dragagem, faltam 690 mil metros cúbicos. Quanto à derrocagem, restam 4 mil metros cúbicos, de um total de 110 mil estimados. O canal tem profundidade de 11,4 metros e permite a navegação de navios com calado de 10,6 metros, com carga máxima de 40 mil toneladas. Após a conclusão da obra, a profundidade vai chegar a 14 metros.

O governador Paulo Hartung explica que, após a conclusão das intervenções ao longo do canal de acesso ao Complexo Portuário, os navios com calado de 12,5 metros poderão acessar o porto transportando até 60 mil toneladas, o que representará aumento de 40% da capacidade de carga. Para Hartung, a ampliação do canal portuário garante mais competitividade ao Estado.

Atalaia

Os dolfins de Atalaia, de atração de navios de granel líquido, serão substituídos pelo cais contínuo de Capuaba, com a construção do berço 207, que será multiuso. No total, serão quase 18 mil metros quadrados, sendo 10 mil metros quadrados só de retro área. O caís contínuo terá 270 metros de comprimento e 14 metros de calado, possibilitando a atração de navios maiores e movimentação de cargas diversas. De acordo com a Codesa, a obra no Cais de Atalaia vai aumentar em quatro vezes a capacidade operacional do terminal. A previsão de conclusão das obras é em meados de 2017. O investimento é de R$ 140 milhões.

Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação do Governo do Estado Leonardo Nunes (27) 9.99445215